O que fazemos

A “Casa Luz do Caminho” carinhosamente conhecida como “Lar dos vovôs”, abriga 16 idosos, sendo 9 senhoras e 7 senhores, no momento entre 60 e 98 anos de idade, que serão assistidos até o final de suas vidas.

Background Image

Um pouco mais sobre nós

  • A Instituição

    A “Casa Luz do Caminho” foi fundada em 08 de setembro de 1.999, com sede na Rua Ita, 188 A, no bairro da Pedra Branca, nesta Capital. É uma Entidade civil beneficente, filantrópica, assistencial, educacional e cultural, sem fins lucrativos, com prazo indeterminado de duração.

  • Finalidade

    Tem por objetivo prestar atendimento gratuito, na forma de internato, a idosos carentes de ambos os sexos, que não possuam filhos ou que tenham sido abandonados por eles, sem distinção quanto à raça, cor, credo político ou religioso, na faixa etária a partir de 60 anos, prioritariamente, provendo-os em suas necessidades básicas na área social, saúde e lazer, e objetivando sua reintegração familiar, quando possível, ainda procurando oferecer terapias várias.

  • Critérios

    Os internos são admitidos através de sindicância que procura comprovar a necessidade e constate a situação de calamidade financeira e social.

  • Recursos

    A Instituição é mantida principalmente pelas contribuições dos Sócios Contribuintes, eventos de angariação de fundos entre amigos e os internos que possuem benefícios do INSS, têm esses haveres revertidos como doação a Instituição, com a emissão dos recibos fiscais dos valores correspondentes.

  • Organização

    A Entidade esta organizada de forma a manter seus objetivos e finalidades da seguinte forma:

    a) Sócios Contribuintes – mantenedores através de contribuições espontâneas, que compõem a Assembléia Geral.
    b) Conselho Deliberativo – composto de membros eleitos dentre os sócios, para supervisão da Diretoria.
    c) Conselho Educacional e Laboral – membros que organizam, planejam e executam o Programa de Trabalho de acordo com a realidade e necessidades existentes.
    d) Diretoria Executiva – Administra e executa todos os atos administrativos da Entidade.
    e) Funcionários – Profissionais registrados, extremamente dedicados, treinados por pedagogo e psicóloga, dividem-se em turnos do dia e noite.
    f) Voluntários - Grupos ou indivíduos, com objetivo de doação de carinho e amor.

  • Toda a História
  • Relação de Internos
  • Membros
  • Como tudo começou

    A “Casa Luz do Caminho” carinhosamente conhecida como “Lar dos vovôs”, abriga 16 idosos, sendo 9 senhoras e 7 senhores, no momento entre 60 e 98 anos de idade, que serão assistidos até o final de suas vidas.

    Embora a Instituição tenha sido fundada em 08 de setembro de 1.999, foi originada de uma unidade do Instituto Pro+Vida São Sebastião, com antiga sede na Rua Dom José Mauricio, 111 Carandiru, São Paulo, onde o atual Presidente ocupava o cargo de diretor geral.

    O antigo abrigo no Carandiru, funcionou com contrato de comodato de 1.989 a 1.999, no endereço citado, porém os proprietários desse imóvel solicitaram a devolução do prédio. Preocupados com a dispersão dos internos em albergues da prefeitura, pois estes já haviam se tornado membros da família, o então diretor geral, unira-se a amigos, locando o atual imóvel e constituíram juridicamente a Instituição atual.

    O Lar dos vovôs então, tem por objetivo fornecer a esses irmãozinhos tudo que eles podem esperar de um verdadeiro lar: alimentação adequada, recreação, assistência médica e odontológica e, acima de tudo, muito amor, carinho e respeito.

    Desde a sua fundação 59 vovôs já foram morar com “Papai-do- céu”, mas tudo sempre é feito para dar-lhes mais anos de vida e mais vida aos seus anos.

    A Casa funciona numa residência adaptada. Sua estrutura física dispõe de 280m² construídos, 6 quartos, 3 banheiros, cozinha, refeitório, sala de estar, lavanderia, farmácia e terraço descoberto para sol e lazer. Conta ainda com uma equipe de 8 funcionárias permanentes.

    Desejamos muito passar a dar assistência a 20 (vinte) assistidos e instalações mais adequadas, para isso, concluímos o Projeto de Construção da Sede Própria da “Casa Luz do Caminho”.

    Já possuímos um terreno com 570 m², adquirido com eventos e doações, localizado à Rua Domingos José Ferreira, 86 – Parque do Mandaqui, subdistrito de Santana. A planta da nova unidade está aprovada, iniciaremos as obras em poucos dias. Mais do que nunca precisamos contar com o apoio de todos.

    Divulguem, a obra ainda precisa de patrocínio de materiais de construção! Falta pouco para o sonho se concretizar, precisamos da união e engajamento de todos que se comprazem com o amor e com o bem!

    Sempre atravessamos grandes dificuldades financeiras, mas com a sede própria, tudo se tornará mais ameno, a sede atual é inadequada e por força de legislação terá que ser desativada, precisamos da sede própria para continuarmos os atendimentos.

  • Quem convive conosco

    Antero Vitório da Silva
    Clarice Molina
    Elisa Vitalina Pereira
    Elizio de Souza Moraes

    Erisvaldo José da Silva
    Julia Sotanyi
    Lucia Costa
    Maria Julia de Mattos

    Matheus Paulino da Cruz
    Milton Antonio Ferreira
    Mitio Sakamoto (Tereza)
    Rosina Morra Iaconis

    Sebastiana da Silva
    Solange Neves Netto
    Valdir Romani Valente
    Valter Reinoso

  • Organização para manter os objetivos

    Diretoria Executiva
    Eliomar Rodrigues Pereira
    José Raimundo da Silva Damaris
    Márcia Cristina Mielli Camargo
    Jeane Madalena de Biase
    Talita Vitor de Chiara
    Cesar Costa de Oliveira

    Conselho Deliberativo
    Diógenes Lima de Mello
    Reginaldo Tech Eugênio
    Pamela Cristina Matsura de Brito

    Conselho Laboral
    Joana Francisca Lopes de Moraes
    Alessandra Viveiros Terra
    Tânia Aparecida Martins

    Conselho Fiscal
    Diógenes Lima de Mello
    Daniela Nunes Mencinauski
    Damaris Torres Braga Laurintino
    Guilherme Mondin Pereira

Fale Conosco: (11) 2232-3264